QUEM SOMOS

Somos uma associação que tem como principais objectivos: preservar, divulgar e dinamizar o Rosmaninhal. Desde muito cedo aprendemos a gostar do Rosmaninhal, a nossa terra. Uma terra que desde que a conhecemos tem vindo a perder o dinamismo e a importância de outros tempos sem que se tente inverter esta situação. Não diremos que temos a solução para isso, mas iremos concerteza contribuir para fazermos do Rosmaninhal uma terra melhor.


Não pretendemos ser um grupo fechado, bem pelo contrário, convidamos todos os Rosmaninhense e amigos do Rosmaninhal a juntarem-se a nós, para isso está disponivel nesta página uma ficha de inscrição que poderão imprimir e fazer chegar à associação por email ou entregá-la pessoalmente a qualquer um dos sócios para ser submetida a aprovação em assembleia geral. Todos faremos uma associação  forte e dinâmica.


O território do Rosmaninhal está hoje preenchido por meia dúzia de explorações agropastoris e por outras tantas de ambito cinegético, ocupando estas o maior espaço da área compreendida pelo Parque Natural do Tejo Internacional, comprovando a importância de um enorme e extraordinária riqueza botânica, com a presença de várias espécies endémicas, predominando o montado de azinho, assim como grande variedade de aves migratórias e de rapina, que encontram aqui excelentes condições de nidificação. É o caso do abutre do Egipto, águia-cobreira, águia Bonelli, grifo e cegonha-negra, e também alguns mamíferos raros (lontra e geneta). O veado, o javali, a águia e o falcão são outras espécies que podem ser observadas. No total, foram identificadas nesta área cerca de 150 espécies de aves, 31 de mamíferos, 13 de anfíbios, 14 de répteis e inúmeras de insectos e peixes. Além da beleza e riqueza natural, o território é também marcado pelos valores do património Arqueológico, histórico e cultural, sendo o Megalitismo, os vestigios Romanos e Alto-Medievais o património de maior expressão, assim como interessantes edificações da arquitectura popular perfeitamente integradas na envolvente paisagística.

Possui ainda este território um enorme património etnográfico com usos e constumes ascentrais que importam estudar e valorizar.

Assim foi neste sentido que decidimos incidir o nosso trabalho, queremos ser independentes e sem carácter partidário, e dedicarmo-nos à formação e sensibilização da população, executando as tarefas na base do voluntariado através de um trabalho sério, activo e interventivo na preservação da natureza e do património construido e cultural, pretendendo ser um parceiro social na defesa das questões que influenciam a qualidade de vida das populações.



ÓRGÃOS DA ASSOCIAÇÃO

Direcção

Presidente - Mário Lobato Chambino
Vice-Presidente - João Malcata Apolinário
Secretário - António Manuel Carreiro Folgado
Tesoureiro - Carlos Miguel de Campos Ramalho


Assembleia Geral

Presidente - João Carlos David Rascão
Secretário - Maria Leonor Botelho Mendonça Carreiro
Vogal - Albano Robalo Mata


Conselho Fiscal

Presidente - João Manuel Carreiro Folgado
Secretário - José Carreiro
Vogal - Manuel Lobato da Fonseca